♥Amigos do Blog♥


♥Visitantes♥

♥

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O que é um Caleidoscópio? Como Fazer?

Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos), "belo, bonito", είδος (eidos), "imagem, figura", e σκοπέω (scopeο), "olhar (para), observar".

História:
O caleidoscópio foi inventado na Rússia, em 1817, pelo físico escocês David Brewster (1781-1868), enquanto realizava experimentos sobre a polarização da luz. Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Conta-se que, à época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas em vez de pedaços de vidro transparente.
Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII, ou até mesmo muito antes, pelos antigos gregos.
O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.
Atualmente o caleidoscópio é formado por um pequeno tubo, no fundo do qual há pedaços coloridos de vidro ou de outro material e três espelhos dispostos de tal forma que, ao se movimentar o tubo, visualizam-se diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas que se formam em arranjos simétricos. Estes espelhos podem ser dispostos em ângulos diferentes: a 45°, cada um dos três espelhos formava oito imagens duplicadas. A 60°, formava seis imagens e a 90°, formava quatro imagens.
Embora tenha sido inventado para fins de estudo científico, durante muito tempo o caleidoscópio foi considerado apenas como um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho geométrico. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando-se assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.

COMO FAZER???

Material:
- 3 réguas (30 cm) de acrílico transparente.


- papel alumínio e filme plástico transparente


- canudos coloridos cortados em pedacinhos, miçangas ou pedacinhos de papel colorido


bem pequenos.


- cartolina, papel crepom colorido e adesivos


para decoração.


- tesoura, cola e durex.








1. Junte as três réguas com indica a foto acima e prenda-as com durex.

2. Passe filme plástico transparente num dos lados, para cobrir o fundo. Prenda-o no corpo do instrumento com durex.



3. Com um pedaço de cartolina, crie o compartimento onde ficarão as pecinhas coloridas. Recorte o papel e prenda-o no instrumento com fita adesiva, deixando uma borda de 1 centímetro para fora.


4. Coloque as pecinhas coloridas no compartimento.


Elas não podem espalhar-se pelo corpo do instrumento.


Passe o filme plástico para prender as pecinhas no compartimento.


5. Na extremidade oposta, encaixe outro pedaço de cartolina, com um furinho no meio (é por ele que você vai espiar dentro do caleidoscópio).


6. Encape o instrumento com papel alumínio, como indica a foto. Não feche nenhuma das extremidades.


7. Hora de decorar. Encape o caleidoscóspio com papel crepom e cole adesivos. Cuidado para não fechar as extremidades.



2 comentários:

  1. Aah moça, voc salvoou minha viida e das minhas amiigas! Precisava-mos saber o que era o Caleidoscópio! *o* Muito Obg'a que Deus lhe abençoee muitoo, hog e sempre, amém!

    ResponderExcluir
  2. adorei, vou fazer! mas quero colocra um tubo ao redor, td bem? e em vez das réguas pode se colocar espelhos, elas servem como substituras, certinho? ms o papel alumínio, não seria então para colocar dentro das réguas como efeito de espelhamento?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Recados para Orkut